Como Andar de ônibus em Buenos Aires

Andar de ônibus em Buenos Aires

Andar de ônibus em Buenos Aires é mais fácil e mais barato do que você imagina. Em Buenos Aires os ônibus são chamados de “Colectivos”.

Em Buenos Aires os ônibus são identificados por números, então é comum a pessoa dizer: Vou pegar o 59, 37, 39, etc… Além disso a maioria das linhas fazem um recorrido, ou seja, você pode pegar um 37 que vai de um ponto A a um ponto B e outro 37 que vai de um Ponto A a um ponto C. Embora todas essas variações façam em algum momento do recorrido o mesmo trajeto. Então além de observar qual o número da linha que você quer pegar, você também deve observar para onde essa linha está indo, é como se fosse um ramal, irá ser comum você ver na frente dos ônibus de cada linha um número ou letra, que representa o recorrido que esse ônibus faz, assim você poderá ver um ônibus 37, por exemplo, assim: 37 ramal 1, 37 ramal 2, ou 37 A, 37 B.

Mesmo que pareça complicado não é, pois quase todos os ramais acabam fazendo o mesmo trajeto em determinado tramo, então para ir de um lugar a outro, muitas vezes você poderá pegar qualquer ramal de determinada linha que todos eles te levarão onde você deseja ir, porém vale a pena dar uma conferida antes.

Guia para pegar ônibus em Buenos Aires

O governo de Buenos Aires disponibiliza um site onde você poderá colocar o ponto A e o Ponto B de onde quer ir para onde quer chegar e o site te dará várias rotas e o número das linhas que fazem esse trajeto. Vale a pena conferir o site antes de sair de seu alojamento, o link do site estará disponível no final da postagem.

O site será de muita ajuda e também a melhor opção caso você tenha conexão com a internet. Porém caso não tiver existe um guia muito famoso que até mesmo os próprios moradores de Buenos Aires utilizam no dia a dia que se chama Guia T de bolso “Guia T de Bolsillo”. Pode ser comprado em qualquer banca de jornais, e como os Argentinos leem muito essas bancas são muito comuns e podem ser encontradas em quase todas as partes.

Esse guia permite você encontrar uma rua “Calle” que deseja ir, localizar no mapa e então saber quais os ônibus que passam por lá. Muito simples mesmo, no próprio guia você verá explicações de como utilizá-lo.

OK! Já sei andar de ônibus em Buenos Aires, agora quanto custa esse tipo de transporte em Buenos Aires?

Os valores são muito baixos mesmo, isso é possível porque o governo subsidia uma parte do valor da passagem. O valor vai depender de quantos km você vai andar.

Vamos lá, esse valores se aplicam para Buenos Aires e Grande Buenos Aires:

Até 3km você paga: $6,00 pesos
De 3km até 6km você paga: $6,25 pesos
De 6km até 12km você paga: $6,50 pesos
De 12km até 27km você paga: $6,75 pesos
Mais de 27km você paga: $7,00 pesos

Esses valores são por uma viagem só de ida, por pessoa.

Atenção antes de entrar no ônibus em Buenos Aires

Muita atenção: Antes você só viajava em ônibus com moedas, não era aceito notas, e era complicado encontrar tanta moeda, e fazia com que faltasse troco em comércios, enfim, agora o sistema mudou, agora só se anda com um cartão que se chama “Tarjeta SUBE”. Os locais em que se pode recarregar esse cartão está identificado com uma plaquinha escrita “SUBE”. Ao chegar em Buenos Aires se sua intenção é andar de ônibus busque logo um posto de aquisição dessa “tarjeta”, em alguns lugares eles exigem que seja recarregado $20 pesos para adquirir ela. Porém ela não tem custo, esses $20 pesos irão ser convertidos em saldo. Você poderá localizar um ponto de aquisição nesse site: (www.sube.gob.ar)

Site do Mapa interativo de Buenos Aires: (mapa.buenosaires.gob.ar)

Vale a pena também dar uma olhada no aplicativo “Cómo Llego” disponível para Android e iOS. Esse aplicativo é como o mapa interativo da cidade, que também te ajuda a localizar transportes que te levam de um lugar a outro na cidade.

Esse artigo faz parte de uma série de artigos que comenta sobre o transporte público de Buenos Aires. Veja nossos outros artigos aqui

Dê uma olhada nesse vídeo que ilustra um pouco mais os ônibus de Buenos Aires em ação

Guia Buenos Aires

Se você deseja informações atualizadas e de primeira mão reunidas de forma prática em um Guia feito exclusivamente para brasileiros talvez você queira dar uma olhada em nosso Guia completo, acesse: Guia de Buenos Aires para Brasileiros

Artigos relacionados...

4 Respostas

  1. suely meder disse:

    Ola Bom dia

    Uma informacao: Se comprar uma Tarjeta Sube, podemos usar uma unica para 3 pessoas???

    Excelente suas informacoes. Grata

  1. 19 de setembro de 2016

    […] vai depender do ponto da cidade que você estiver, porém deixo um lista de transportes de ônibus e metro que te acercam ao local. […]

  2. 28 de outubro de 2016

    […] ônibus são diversas linhas, vejam como andar de ônibus aqui e peguem como ponto de destino a Av. Independencia, 500. Por ser uma grande avenida tem um grande […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *